Quem nunca foi à um restaurante japonês e saiu de lá se perguntando: “Como será que é feito aquele molho?” ou “Qual ingrediente será que eles usam?”. A comida japonesa além de ser muito bem apresentada é também rica em temperos e molhos que deixam qualquer refeição ainda mais saborosa.
Então, se você gosta dos pratos da culinária japonesa, eu te convido a ler esse artigo e descobrir um pouco mais sobre esse acompanhamento que faz toda a diferença na cozinha nipônica.
Talvez o molho não seja a primeira coisa que vem à mente quando falamos sobre os pratos da culinária japonesa. Isso porque, provavelmente você não saiba, mas os molhos já frequentam a nossa cozinha há um bom tempo.
Com certeza o mais popular dentre eles seja o molho de soja. Entretanto, não está claro quando este ingrediente chegou de fato ao Japão. O que se sabe é que na cozinha da Agência da Casa Imperial (órgão governamental responsável por questões do Estado relativas à família imperial japonesa) já existia um molho muito semelhante chamado “hishio”.
Esse molho era um meio termo entre o molho de soja e a pasta de miso, e se tornou muito popular nos banquetes imperiais.
Por volta do ano de 1200, o monge Zen Kakushin traz para o Japão o método para a fabricação da pasta miso. O miso é uma pasta a base de soja, sal e koji (arroz fermentado).
Muito além da sopa de misoshiro, a pasta de miso também é muito utilizada para fazer molhos que acompanham carnes e vegetais cozidos.
OUTROS MOLHOS...
Ponzu – feito de molho de soja e suco de frutas cítricas, este molho normalmente acompanha pratos quentes e frutos do mar.
Tsuyu - existem duas variantes desse molho. O men-tsuyu, se assemelha mais a uma sopa e é usado em pratos como o udon, e ten-tsuyu que é usado como molho para acompanhar o tempurá.
Rayu – a este molho/óleo são adicionadas algumas gotas de vinagre e/ou molho de soja para acompanhar pratos como o gyozá.
Karashi – tão picante quanto o wasabi, o molho karashi também pode ser utilizado em sushis e sashimis.
Teriyaki – feito normalmente a base de 4 ingredientes – molho de soja, saque, açúcar e gengibre. Este molho além de ser delicioso como acompanhamento dos pratos orientais ele também é utilizado em grelhados.
A lista de molhos dentro da culinária japonesa é extensa e variada. Isso devido também aos inúmeros condimentos, como: wasabi, gengibre, katsuobushi (lascas secas de bonito), gergelim, shichimi (uma mistura de sete ingredientes – normalmente pimenta, sementes de gergelim, pimenta japonesa sansho, sementes de cânhamo e casca de frutas cítricas), entre outros.
Estes condimentos ajudam a compor os pratos e dar um sabor diferenciado em cada molho.
Desta mistura de molhos e temperos só poderia sair coisa boa! E você, já escolheu qual seu molho preferido? E com qual prato ele fica perfeito? Não se esqueça de dizer pra gente!
Fontes:
Komentar