A história do Sushi
- takashirestaurante
- 8 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de out. de 2020
Você já se perguntou como ingredientes tão diferentes como arroz e peixe cru podem ser tão saborosos quando estão juntos? Ou, quem teve a brilhante ideia de uní-los? E, por que o arroz?

Bom, vamos lá!!
Literalmente a palavra sushi significa “é azedo”, mas a gente sabe que de azedo o sushi não tem nada. Esse termo está mais relacionado com a história que acompanha este alimento.
Em meados do século IV a.C, todo peixe que tinha que ser transportado era conservado no arroz cozido. Então, após tirar as vísceras e a cabeça do peixe, os filés eram salgados e acondicionados entre camadas de arroz cozido e colocados dentro de um barril de madeira.
Mas, por que o arroz? Bom, os japoneses sabiam que o arroz cozido azedava o peixe e ajudava na conservação. Tecnicamente essa fermentação acontecia da seguinte maneira, o arroz cozido fermentava e liberava um “vinagre” (ácido acético e ácido láctico), com isso a proteína do peixe era quebrada em aminoácidos. O resultado é o sabor umami, um dos cinco paladares básicos da culinária japonesa.

Continuando, após o período de armazenamento o arroz era descartado, pois ficava impróprio para o consumo, e o peixe poderia enfim ser consumido.
Com o tempo essa técnica de conservação foi mudando, e pedras começaram a ser utilizadas para prensar o peixe cru e o arroz. Um sushi que representa muito bem essa fase é o Funazushi. Hoje em dia este sushi é preparado inteiro e colocado delicadamente sobre uma cama de arroz.

Funazushi Mas, a partir de quando que o arroz deixou de ser descartado?
Bom, por volta dos século XIV o arroz começou a ser consumido junto com o peixe. Isto era possível devido a um tempo menor de fermentação e armazenamento (cerca de 1 mês). Assim, é criado o Nama Narezushi, considerado a primeira forma de sushi moderno.
Foi somente do período Edo (XVII a XIX) que o vinagre foi introduzido no arroz. Isso permitiu que o tempo do seu preparo caísse para 1 dia. É neste período também que os peixes passam a ser consumidos crus, isso devido a fartura de peixes e frutos do mar na Baía de Tóquio.

Ainda durante o século XIX, em Tóquio (Edo), surge o niguirizushi ou edomaezushi. Criado pelo primeiro sushiman da história, Hanaya Yohei. Estes sushis eram vendidos em barraquinhas para o seu consumo rápido e dispensavam o uso de hashis.
Com o passar do tempo os sushis foram ficando mais populares e suas técnicas de preparação mais aprimoradas. Surgem os sushis enrolados ou makizushi.

Mas como foi que o sushi chegou ao Brasil?
Bom, antes de chegar no Brasil o sushi se espalhou pelo território japonês. Em 1923, um terremoto na cidade de Tóquio obriga as pessoas a voltarem para sua cidade natal. Isso fez com a receita e a técnica de preparo do sushi fosse disseminado por todo Japão.
Já nos Estados Unidos, a cultura japonesa passa a ser mais difundida a partir do final da Segunda Guerra Mundial. Mas, somente na década de 80 é que a cozinha japonesa chega pra valer nos Estados Unidos. O sushi é a porta de entrada pela busca por uma alimentação mais saudável.
Aqui no Brasil – apesar do primeiro restaurante japonês datar da década de 30 – a culinária japonesa era pouco difundida. Os poucos restaurantes japoneses, na sua grande maioria, eram frequentados somente por japoneses.
E, assim como nos Estados Unidos, aqui no Brasil também ocorre a busca por uma alimentação mais saudável. Em meados dos anos 90 e 2000, os restaurantes japoneses chegam em todas as regiões do país.
Hoje é comum ver a culinária japonesa presente em restaurantes a lá Carte, temakerias, buffets, rodízio, e muito mais.
Gostou de saber um pouco mais sobre o sushi e como ele surgiu?Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre culinária e cultura japonesa.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_sushi
#culinariajaponesa #restaurantejaponês #restaurantetakashi