top of page

Sempre que nos interessamos por uma culinária diferente, é normal buscarmos por informações como por exemplo, os ingredientes mais usados ou se existe um restaurante próximo que sirva determinada comida. E na culinária japonesa não é diferente. Afinal, você está descobrindo um mundo novo cheio de aroma, sabor e tradição.

Então se você tem pouca familiaridade com os pratos japoneses, mas de alguma forma sente curiosidade para experimentá-los, segue lendo este artigo que a gente pode te ajudar.

“- Qual prato devo pedir no restaurante japonês?”, essa dúvida com certeza já ficou na cabeça de muita gente. E é claro, você pode pedir o que mais te chamar a atenção. Não existem regras. Aqui são apresentadas algumas sugestões para facilitar a adaptação do seu paladar a culinária oriental.


Mas antes vale lembrar que nem só de peixe cru vive a nossa gastronomia. Isso mesmo, existem vários pratos quentes na culinária japonesa que a cada dia que passa estão mais e mais populares.

Já que falamos de pratos quentes, vamos começar por eles. Afinal de contas, você não precisa se aventurar já de cara no sashimi. Peça uma entradinha de harumaki ou gyozá, são pasteizinhos com recheio de carne ou legumes.

Como prato principal tenho certeza que você vai gostar de tempurá mix, yakisoba e até mesmo um Tepanyaki. Não entendeu nada que falei?! Eu explico.


Basicamente, o tempurá mix é um bolinho frito de legumes com camarões picados. O yakisoba é feito com macarrão frito com legumes e carne ou frango. E o tepanyaki um prato mais completo, acompanha gohan (arroz japonês), misoshiro (sopa a base de pasta de soja, tofú e cebolinha), legumes refogados e uma carne grelhada na chapa, pode ser carne vermelha, peixe ou frango.


Certo, você já foi algumas vezes no restaurante e pediu vários pratos quentes. Mas agora se sente mais confortável para experimentar o famoso sushi.

Uma sugestão é começar pelos sushis fritos, como o hotmaki ou os sushis maçaricados. Ambos são uma ótima pedida.

Outra opção são os uramakis – sushis que levam um pouco de peixe cru e que são enrolados no arroz, com alga e recheio do lado de dentro. Tem também os temakis, aqueles sushis em formato de cone, bastante popular.


Agora que você já experimentou vários pratos quentes e frios, reconhece a maioria dos ingredientes e sabe do que gosta. É hora de se jogar!

Combinadinhos com sushi e sashimi são ótimos para experimentar outros sushis e peixes, como: niguiri de atum ou camarão e sashimi de peixe branco.

Tem também o teishoku, uma refeição completa com gohan, misoshiro, tsukemono (legumes e verduras em conserva), tofú, gyozá e uma proteína da sua escolha. O udon, macarrão com molho a base de shoyo, omelete, cebolinha e tempurá. Perfeito para os dias frios,

Além dos temakis com recheio diversos, como: ovas, kani kama ou camarão.

Estas sugestões de pratos foram tiradas do nosso cardápio. E o cardápio completo você pode ver aqui no site - https://www.restaurantetakashi.com.br/menu


Gostou desse artigo? Sentiu falta de algum prato? Vamos conversar!

Até a próxima!




Esse é um texto de Autoria do Restaurante Takashi.


375 visualizações0 comentário

Atualizado: 1 de abr. de 2021

Há algum tempo escrevi aqui no Blog sobre os diferentes sabores de chocolate que existem no Japão. Mas, você se engana se acha que os “sabores” se limitam apenas aos gêneros alimentícios. A lista de produtos japoneses com sabores exóticos é grande.


Um desses produtos é a pasta de dentes. Diferente do Brasil, no Japão é comum encontrar nos mercados creme dental em diversos sabores. Pensando nisso, preparei essa lista com os sabores mais inusitados de pasta de dentes.

O primeiro da lista é a pasta de dentes sabor wasabi. Isso mesmo, aqui não estamos falando de frescor, mas sim ardência. Brincadeiras á parte, o fabricante afirma que a pasta de dentes de wasabi pode acabar com o mau hálito.

O próximo que não poderia faltar é a pasta de dentes sabor chá verde. Muito tradicional no Japão, o chá verde pode ser encontrado na composição de vários produtos. Segundo o fabricante, esta pasta dental não contém aromas artificiais e ainda possui vitamina C.

Creme dental sabor berinjela. Por mais estranho que pareça, esta pasta de dentes parece ser bem natural e promete clarear os dentes. Segundo um dos fabricantes, ela é feita de berinjela carbonizada e sal marinho. Algumas pessoas afirmam que seu gosto é levemente salgado, já outras dizem que lembra um pouco hortelã/pimenta.

Além dos sabores bem diferentes, alguns cremes dentais também possuem em sua fórmula ingredientes inusitados como o carvão. A pasta de dentes de carvão promete clarear os dentes e reduzir o mau hálito.

Existem empresas que produzem linhas com mais de 30 sabores diferentes de pasta de dentes. Imagina você de manhã escovando seus dentes com uma pasta de curry, lavanda ou mel.

Os sabores são os mais inusitados, como: abacaxi, iogurte fresco, rosa, banana, kiwi, café com leite, ameixa, baunilha, pêssego, chá de limão, e muitos outros

Apesar dos sabores pra lá de exóticos, a fabricante afirma que a pasta de dentes irá deixar sua boca fresca e limpa.


Esses são apenas alguns sabores. Essa lista é longa e inclui até creme dental sabor takoyaki (bolinho feito com polvo).

Espero que tenham gostado.

Deixem nos comentários qual dessas você usaria?



Fontes:





275 visualizações0 comentário

Quem nunca foi à um restaurante japonês e saiu de lá se perguntando: “Como será que é feito aquele molho?” ou “Qual ingrediente será que eles usam?”. A comida japonesa além de ser muito bem apresentada é também rica em temperos e molhos que deixam qualquer refeição ainda mais saborosa.

Então, se você gosta dos pratos da culinária japonesa, eu te convido a ler esse artigo e descobrir um pouco mais sobre esse acompanhamento que faz toda a diferença na cozinha nipônica.


Talvez o molho não seja a primeira coisa que vem à mente quando falamos sobre os pratos da culinária japonesa. Isso porque, provavelmente você não saiba, mas os molhos já frequentam a nossa cozinha há um bom tempo.


Com certeza o mais popular dentre eles seja o molho de soja. Entretanto, não está claro quando este ingrediente chegou de fato ao Japão. O que se sabe é que na cozinha da Agência da Casa Imperial (órgão governamental responsável por questões do Estado relativas à família imperial japonesa) já existia um molho muito semelhante chamado “hishio”.

Esse molho era um meio termo entre o molho de soja e a pasta de miso, e se tornou muito popular nos banquetes imperiais.

Por volta do ano de 1200, o monge Zen Kakushin traz para o Japão o método para a fabricação da pasta miso. O miso é uma pasta a base de soja, sal e koji (arroz fermentado).

Muito além da sopa de misoshiro, a pasta de miso também é muito utilizada para fazer molhos que acompanham carnes e vegetais cozidos.


OUTROS MOLHOS...


  • Ponzu – feito de molho de soja e suco de frutas cítricas, este molho normalmente acompanha pratos quentes e frutos do mar.


  • Tsuyu - existem duas variantes desse molho. O men-tsuyu, se assemelha mais a uma sopa e é usado em pratos como o udon, e ten-tsuyu que é usado como molho para acompanhar o tempurá.


  • Rayu – a este molho/óleo são adicionadas algumas gotas de vinagre e/ou molho de soja para acompanhar pratos como o gyozá.


  • Karashi – tão picante quanto o wasabi, o molho karashi também pode ser utilizado em sushis e sashimis.


  • Teriyaki – feito normalmente a base de 4 ingredientes – molho de soja, saque, açúcar e gengibre. Este molho além de ser delicioso como acompanhamento dos pratos orientais ele também é utilizado em grelhados.


A lista de molhos dentro da culinária japonesa é extensa e variada. Isso devido também aos inúmeros condimentos, como: wasabi, gengibre, katsuobushi (lascas secas de bonito), gergelim, shichimi (uma mistura de sete ingredientes – normalmente pimenta, sementes de gergelim, pimenta japonesa sansho, sementes de cânhamo e casca de frutas cítricas), entre outros.

Estes condimentos ajudam a compor os pratos e dar um sabor diferenciado em cada molho.


Desta mistura de molhos e temperos só poderia sair coisa boa! E você, já escolheu qual seu molho preferido? E com qual prato ele fica perfeito? Não se esqueça de dizer pra gente!


Fontes:








459 visualizações0 comentário

Seja bem vindo ao nosso blog, espero que você goste e continue acompanhando as próximas publicações.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone TripAdvisor
bottom of page