Sempre que nos interessamos por uma culinária diferente, é normal buscarmos por informações como por exemplo, os ingredientes mais usados ou se existe um restaurante próximo que sirva determinada comida. E na culinária japonesa não é diferente. Afinal, você está descobrindo um mundo novo cheio de aroma, sabor e tradição.
Então se você tem pouca familiaridade com os pratos japoneses, mas de alguma forma sente curiosidade para experimentá-los, segue lendo este artigo que a gente pode te ajudar.
“- Qual prato devo pedir no restaurante japonês?”, essa dúvida com certeza já ficou na cabeça de muita gente. E é claro, você pode pedir o que mais te chamar a atenção. Não existem regras. Aqui são apresentadas algumas sugestões para facilitar a adaptação do seu paladar a culinária oriental.
Mas antes vale lembrar que nem só de peixe cru vive a nossa gastronomia. Isso mesmo, existem vários pratos quentes na culinária japonesa que a cada dia que passa estão mais e mais populares.
Já que falamos de pratos quentes, vamos começar por eles. Afinal de contas, você não precisa se aventurar já de cara no sashimi. Peça uma entradinha de harumaki ou gyozá, são pasteizinhos com recheio de carne ou legumes.
Como prato principal tenho certeza que você vai gostar de tempurá mix, yakisoba e até mesmo um Tepanyaki. Não entendeu nada que falei?! Eu explico.
Basicamente, o tempurá mix é um bolinho frito de legumes com camarões picados. O yakisoba é feito com macarrão frito com legumes e carne ou frango. E o tepanyaki um prato mais completo, acompanha gohan (arroz japonês), misoshiro (sopa a base de pasta de soja, tofú e cebolinha), legumes refogados e uma carne grelhada na chapa, pode ser carne vermelha, peixe ou frango.
Certo, você já foi algumas vezes no restaurante e pediu vários pratos quentes. Mas agora se sente mais confortável para experimentar o famoso sushi.
Uma sugestão é começar pelos sushis fritos, como o hotmaki ou os sushis maçaricados. Ambos são uma ótima pedida.
Outra opção são os uramakis – sushis que levam um pouco de peixe cru e que são enrolados no arroz, com alga e recheio do lado de dentro. Tem também os temakis, aqueles sushis em formato de cone, bastante popular.
Agora que você já experimentou vários pratos quentes e frios, reconhece a maioria dos ingredientes e sabe do que gosta. É hora de se jogar!
Combinadinhos com sushi e sashimi são ótimos para experimentar outros sushis e peixes, como: niguiri de atum ou camarão e sashimi de peixe branco.
Tem também o teishoku, uma refeição completa com gohan, misoshiro, tsukemono (legumes e verduras em conserva), tofú, gyozá e uma proteína da sua escolha. O udon, macarrão com molho a base de shoyo, omelete, cebolinha e tempurá. Perfeito para os dias frios,
Além dos temakis com recheio diversos, como: ovas, kani kama ou camarão.
Estas sugestões de pratos foram tiradas do nosso cardápio. E o cardápio completo você pode ver aqui no site - https://www.restaurantetakashi.com.br/menu
Gostou desse artigo? Sentiu falta de algum prato? Vamos conversar!
Até a próxima!
Esse é um texto de Autoria do Restaurante Takashi.